terça-feira, 20 de março de 2012

Remixagem - Sentindo na Pele

Depois das aulas e das leituras sobre cibercultura e remixagem, percebi que mais do que a língua ou imagens a linguagem não tem limites e para expressar aquilo que está na nossa mente não há mais necessidade de criar uma música nova, tirar fotos ou criar textos imensos.
Realizando a atividade proposta pelo prof. Luiz Fernando, fiquei surpreendida com o resultado porque utilizei uma música da década de 80 e imagens da década de 30 em diante para expressar uma crítica aos valores da sociedade atual. 
Recomendo a todos uma remixagem, para que possam sentir na pele o gostinho de criar algo utilizando a tecnologia, mas já aviso que dá um pouco de trabalho.
Aproveito para agradecer aos meus pais e ao meu irmão Marcel que me ajudaram a criar minha remixagem e deram muitas ideias importantes!

AULA DO DIA 09-03 - Cibercultura


1 - O que é cibercultura e quais suas características?
                Cibercultura é a relação existente entre as novas tecnologias de comunicação e informação e a sociedade. A chegada das novas tecnologias no final do século XX e início do século XXI trouxe, também, uma nova configuração cultural. O cidadão digital participa nas novas tecnologias de comunicação através da remixagem, não somente um receptor da mensagem mas também atua como emissor devido a facilidade trazida pela rede.

2 - O que é remixagem? 
                A remixagem é o uso que os cidadãos digitais fazem com as novas tecnologias da informação. Não há uma substituição total do que vinha sendo feito, há uma alteração no seu uso. De acordo com William Gibson, a audiência, atualmente, já não é mais importante. O que vale é a participação. “O remix é a verdadeira natureza do digital”

3 - Qual é a origem do copyright e qual sua finalidade?
                A partir do século XVIII, com a modernidade  industrial, surge também o copyright que será usado para controlar todos as produções de um determinado autor, pois estas são consideradas como seus bens, ele é o dono da criação. No entanto, no pós-modernismo  a arte entra em crise e junto com ela essa noção de autor e obra.

4 - Quais são as 3 leis da estrutura midiática da internet? Explique-as.
                a-) Liberação do pólo da emissão: grande número de discursos e vozes existentes na internet. “Tem tudo na internet”, “ pode tudo na internet”
                b-) O princípio em rede: Tudo se comunica e tudo está em rede. Conectividade generalizada.
                c-) Reconfigurar: modificação das estruturas sociais, das instituições sociais e das práticas comunicacionais.

5 - Qual a relação entre a remixagem e a cultura?
                Com a recombinação e remixagem a nossa cultura mudou de uma cultura de audiência para uma cultura de participação, produção. A cultura está exposta na remixagem.

6 - Fale sobre a arte eletrônica.
                Os artistas digitais surgiram no final da década de 60 e partir de diversas tecnologias eles criaram uma nova habilidade artística. Através do que é público, aberto e inacabado a arte eletrônica é marcada pelas tecnologias e redes digitais. Web-arte, net-arte são exemplos de arte eletrônica.


AULA DO DIA 16-03 ReMiXaGeM!

http://www.youtube.com/watch?v=nvGhCh0Hbu4&context=C47ff77eADvjVQa1PpcFMVmf1e-1eqG3V1y-jtw_2-qishssxsnNM=


Acabei a minha remixagem agora... O que é remixagem???
Bem... daqui a pouco explicarei com mais detalhes tudo o que aprendi na teoria e na prática sobre remixagem!

segunda-feira, 5 de março de 2012

AULA DO DIA 02-03 - Comentário sobre o documentário - Língua Viva

O internetês está presente entre todos aqueles que se comunicam, de forma informal, pela internet. Ele surgiu pela necessidade que as pessoas têm de se expressar rapidamente, então são comuns as abreviações das palavras, o uso de imagens ou emoticons e o uso excessivo de pontos de exclamação e interrogação. De acordo com alguns linguistas, os jovens são cientes que essa forma de comunicação poderá estar presente somente na internet e não em outros ambientes. Às vezes temos de usar um vocabulário mais específico ou mais formal e, na internet, podemos contar com essa informalidade. Os professores não devem ignorar o internetês, mas precisam orientar aos alunos para o uso do mesmo. "A internet pode ajudar a reduzir os excessos da ortografia, e bem sabemos que são muitos. Como toda palavra é contextualizada pelo falante, podemos dispensar muitos acentos. O interneteiro mostra um caminho”, afirma Ataliba de Castilho – professor titular de língua portuguesa na USP.

domingo, 4 de março de 2012

Entrevista - Daniel Everett



Recomendo a todos a leitura da entrevista publicada na Revista Veja deste mês. O entrevistado é o linguista Daniel Everett que após viver na Amazonas dedicou-se ao estudo da linha pirahã. Everett acredita que a língua é uma ferramenta cultural e não aceita a tese defendida por Noam Chomsky.‎"Acredito que Chomsky só tenha conseguido esse poder que tem hoje de falar o que quiser, mesmo mentiras, por sua atuação política, criticando os Estados Unidos. Graças a esse proselitismo, ganhou uma leva de seguidores, e ergueu-se um muro de defesa em torno dele. Recebo cartas desaforadas e emails violentos por discordar dele. Mas não posso deixar de defender o que acho correto".

sexta-feira, 2 de março de 2012

AULA DO DIA 24-02 Síntese da Entrevista como Professor Mario Perini


LÍNGUA
- Sistema programado em nosso cérebro que obedece a normas – morfológicas, gramaticais, sintáticas.
- Considera-se que uma parte da sua aquisição é inata.

LÍNGUA, LIGUAGEM E SOCIEDADE
- A língua está inserida na linguagem.
- A sociedade utiliza essa forma de linguagem para identificar-se. É em parte a imagem de um povo.

VÍNCULO ENTRE LÍNGUA, PENSAMENTO E CULTURA
-A língua é uma forma de expressar o pensamento.
- A cultura também é demonstrada através da língua

LINGUAGEM E SUJEITO
- Amplitude do significado da palavra sujeito, não permite afirmar ou negar se a linguagem tem sujeito.

LINGUÍSTICA
- Estuda os códigos usados na comunicação das pessoas e a forma de aquisição dos mesmos.
- É uma ciência empenhada em descrever um aspecto do universo e em construir teorias que expliquem os fenômenos descritos. 
- Serve para aumentar nosso conhecimento e nossa compreensão de alguns aspectos do mundo. 
- A linguística não tem compromisso com a educação. No entanto, os linguistas têm o compromisso com a educação de ampliar o conhecimento linguístico dos cidadãos.
- Com a pós-modernidade as artes marginais passaram a ter um maior destaque na sociedade após a década de 70.
- Para o século XXI a linguística via se adequar ao avanço da linguagem.

AULA DO DIA 17-02


Começamos a leitura da entrevista realizada com o professor Mário Perini.
Em sala, o professor Luiz Fernando abordou a diferença existente entre fala e língua.
A língua, de acordo com Perini, é um sistema que obedece a regras gramaticais, morfológicas e sintáticas.
A fala, segundo Ferdinand Saussurre, é individual. Cada indivíduo tem a sua própria fala.
A língua se expressa através da fala.

AULA DO DIA 10-02 - Introdução

Este Blog será atualizado semanalmente com a matéria discutida nas aulas de Linguagem e Tecnologia, do Quinto Período no curso de Letras Português e Inglês.
Além disso também trará alguns links e vídeos que sejam relacionados com seu tema.